Quem pode fazer pilates?

 

O Pilates pode ser praticado pelos mais diferentes grupos, desde que sejam respeitadas as diferenças individuais e princípios de treinamento desportivo,  devido ao grande repertório de movimentos, modificações e adaptações que permitem direcionar sua prática às mais variadas necessidades e objetivos. O método serve para pessoas sedentárias, sem o hábito de praticar atividades físicas, assim como atletas de alto nível.

 

 

 

GESTANTES

 

Pilates vai ao encontro das queixas da gestante propondo exercícios de alongamento e fortalecimento da musculatura dorsal, peitoral e abdominal. Estimula o retorno venoso (para evitar cãibras e edemas), a conscientização do assoalho pélvico (para que exerça sua dupla função de sustentação e passagem evitando também a incontinência urinária) e o fortalecimento de pernas e braços.

 

 

 

TERCEIRA IDADE

 

A maioria das pessoas chega à Terceira Idade necessitando de cuidados especiais com a saúde. O método pilates obtém excelentes resultados no que diz respeito a equilíbrio, força, coordenação motora, flexibilidade, capacidade respiratória, disposição e aumento de auto-estima.

 

 

 

PROBLEMAS POSTURAIS

 

A prática de pilates tem sido uma das mais indicadas pelos médicos no tratamento de diversas doenças osteomusculares, incluindo problemas posturais.  O Pilates auxilia no alinhamento da coluna vertebral, trabalhando sua mobilidade e flexibilidade. Melhorando queixas de dores e desalinhamentos posturais. Dessa forma, essa técnica melhora sintomas gerados por diversas alterações como: artrose, escoliose, hiperlordose, hernia de disco, disfunções cervicais, dentre inumeros problemas posturais.

 

 

 

OSTEOPOROSE

 

O Pilates é um método que pode ser desfrutado por indivíduos portadores de osteopenia e osteoporose.A técnica possui exercícios específicos para esse tipo de alteração, com o intuído de diminuir a perda óssea, estabilizando a evolução da doença.Por tratar-se de um método que pode ser ministrado de forma individualizadas, esse público se beneficia muito pela técnica.